“140 anos do Espaço Cultural Barros Junior” – organização e direção (2018)

Na noite de quinta-feira (20) foi realizada na Sala Palma de Ouro a Cerimônia comemorativa aos 140 anos do Espaço Cultural Barros Jr, que contou com apresentação dos alunos de teatro e dança da entidade, além homenagens e as participações especiais dos parceiros: Banda Gomes Verdi, Camerata do Conservatório Maestro Henrique Castellari, Quarteto de Clarinetes da Corporação Musical União dos Artistas de Itu, dançarinos de salão do Instituto Encontro, alunos de Break e Street Dance da Casa da Cultura, grupo Abadá Capoeira e dos corais Canto da Terra e Vozes Afro.
Um resumo da história da Associação Cultural costurou todo cerimonial que foi apresentado por Alex Pinheiro. Cenas dos espetáculos já apresentados pelo Ponto de Cultura, além de passagens musicais importantes fizeram da noite um grande espetáculo, estrelado por artistas de 03 a 75 anos, que dividiram o palco num clima de festa e contemplação da memória cultural da cidade.

A noite foi recheada por lindas e merecidas seguintes homenagens:
– Joaquim de Almeida Junior (representando os músicos da Corporação Musical);
– Maestrina Cida Boni (representando os corais abrigados pelo Espaço);
– todos os ex-presidentes (da década de 90 à atualidade), Toninhos Stoppa (também por ter criado a Orquestra de Câmara), Willian Fabri, Haydé Pedrina, Silmar Oliveira e Terezinha Mello;
– Sonia Meira, Regina Helena Lourenço, Maria Antonia de Campos Silva, Maria Damien Ignácio Pacheco, João Baptista Moreira, Chicó Ferreira, Gabriela Pontin, Aparecida Valle e Leandro Arruda (diretoria atual);
– Marta Teixeira (representando todos os voluntários do Espaço);
– Arlindo Nicolau e Irene Rosa (pela ajuda na criação e manutenção do Ponto de Cultura);
– Gabriel Maron e Regiane Pereira (representando os parceiros da entidade);
– todos os ex-alunos presentes na cerimônia;
– a saudosa aluna Sara Vieira (representada pela família);
– todos os ex-professores, ex-monitores e professores do Espaço;
– a aluna Maice de Paula (que remodelou o logotipo do espaço para os 140 anos);
– a Srta. Denise Begossi (que viabilizou a parceria que possibilitou a primeira grande reforma da sede do Espaço);
– Estella Ribeiro, Nilza Santos, Karol Gomes, Cassia Alana, Gislaine Campaneirutti (representando as 12 designers que finalizaram o piso superior do Espaço);
– e a homenagem mais esperada e especial, à Gisela Barros, bisneta de Dr. Barros Jr.

A presidente Sonia Meira fez um breve discurso, agradecendo a presença e a participação de todos e falou sobre a grande importância que o Espaço Cultural Barros Junior tem na vida dela. Gisela Barros, bisneta de Barros Jr. e a grande homenageada da noite, e bastante emocionada também se pronunciou, agradecendo a homenagem e parabenizando o trabalho do Espaço, que há 140 anos trabalha com empenho para se manter em atividade.
Para finalizar a noite, a Cia. Experimental [insira aspas] do Espaço Cultural Barros Junior apresentou a curta peça leve e divertida, “Leonela e o Golpe D’água”, escrita por Carolina Padreca e Bruno Oliveira em 2013.

Ficha Técnica:  Apresentação: Alex Pinheiro / Direção Teatral: Carolina Padreca / Direção Musical: Marcos Oliveira / Direção Coreográfica: Yara Betiol / Cenografia: Ramon Garcia / Figurinos: Terezinha Mello /  Iluminação: Nayla Oliveira e Maltos Narlony / Fotografia: Tamy Batista / Filmagem: 42 Filmes / Assistentes de palco: Flávia Rallo e Letícia Pontes / Equipe de apoio: Silmar Oliveira e Marta Teixeira / Apoio: Secretaria da Cultura da Estância Turística de Salto.

Sobre o Espaço Cultural Barros Junior

Em atividade há 140 anos o Espaço Cultural Barros Junior – uma das entidades mais antigas do Estado –  foi fundado no Período Imperial, em 24 de dezembro 1878. De lá para cá passou pelas formações musicais: Grêmio, Banda, Corporação, Orquestra e Coral, para hoje ser um Espaço que agrega música a outros estilos artístico-culturais, como teatro, dança, artes plásticas, etc., atendendo pessoas de 03 a 75 anos, sendo grande parte deles estudantes de escolas públicas, deficientes, afrodescendentes e também pessoas com vulnerabilidade social. Possui os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual e desde 2010 é Ponto de Cultura, este último graças a um convênio firmado com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. 

Já foi contemplado pelo Proac Editais em 2014 e 2015, respectivamente com os projetos “Oficinas Culturais e Espetáculos Artísticos” e “Reestruturação da Reserva Técnica e Implantação do Centro de Conservação do Museu da Cidade de Salto”. Desenvolve projetos culturais diversos junto a Prefeitura da Estância Turística de Salto desde 2014, por meio de editais.
Possui sede própria, cuja pedra fundamental é de 1919, e que já passou por três significativas reformas e ampliação: em 2002 o piso inferior foi reformado, com a construção do mezanino e um acesso à laje; o piso superior foi erguido e coberto em 2009; já em 2013, foi finalizado e decorado. Todas as ações aconteceram graças à ajuda de parceiros que adotaram o local por entenderem a importância do Espaço e das atividades desenvolvidas para com a comunidade.
O Espaço Cultural Barros Junior realiza eventos culturais como saraus, palestras, encontros e espetáculos musicais, promovendo o intercâmbio e a integração entre artistas e parceiros, e incentivando a formação de plateia. Meio ambiente, cidadania, questões sociais, artes, sensibilidade e respeito, são temas que o espaço trabalha constantemente, no intuito de fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento entre os participantes.
O desenvolvimento dos processos artísticos e criativos continuados resultaram em uma história sólida e de destaque, que com essa formação multicultural atual já acumula 11 espetáculos musicais, além da criação da cia. experimental [insira aspas] que representa de forma mais madura o trabalho realizado pela entidade, angariando inclusive, muitos prêmios da área.  (Fotos: Gustavo Carvalho)

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Livros e Músicas

    + Livros e Músicas

    Acompanhe

    + Vistos

    1. Universos das canetinhas - 838 visitas
    2. Malu no Mundo dos Brinquedos - 613 visitas
    3. Livro “Malu no mundo dos brinquedos” é lançado em evento cultural - 502 visitas
    4. Ilustrações para “conto ou não conto” - 438 visitas
    5. O Voo da Anhuma - 411 visitas