Memorial do Tietê abriga lançamento do livro “O Voo da Anhuma”

 

Livro infanto-juvenil, que trata sobre a importância do Rio Tietê, tem versão impressa e digital, além de acompanhar três canções originais

 

O Memorial do Tietê, na noite de 18 de dezembro de 2014, foi palco do lançamento do livro infanto-juvenil “O Voo da Anhuma”, que trata da importância do Rio Tietê para o desenvolvimento da região, desde a época dos índios até a situação caótica atual. O evento, contou com participações especiais, como do violonista Gabriel Maron e de alunos do Espaço Cultural Barros Junior. 

O projeto é um dos contemplados pelo Edital nº 02/2014, Processo administrativo nº 11.274/2014, realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Salto, sendo a primeira etapa: a adaptação do texto, a elaboração das ilustrações, diagramação, revisão, edição, publicação e lançamento de 2 mil exemplares físicos do livro; além de ebook e três canções originais (que serão disponibilizados gratuitamente na internet). A segunda etapa, realizada em 2015, contou a distribuição dos exemplares, divulgação do material online, como também diálogos com estudantes do quinto ano do ensino fundamental de pelo menos seis escolas da cidade.


O objetivo do projeto é incentivar a leitura, disseminar a importância da valorização e do respeito ao Meio Ambiente, além de fornecer materiais para que os professores e os pais trabalhem o tema, com direito a canções e material ilustrado (para pintar). Outro diferencial da ação que une literatura, música, artes visuais e ecologia, é que qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode ter acesso e baixar gratuitamente via internet o livro e as canções

O projeto conta com a seguinte equipe: Carolina Padreca (redação, ilustração e letras das canções), Haydé Pedrina (revisão), Adriana Trevisan (diagramação) e Marcos Eduardo Oliveira (composição, gravação e edição das canções). A editora responsável pela concretização deste trabalho é a Schoba, e o patrocínio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Sobre o Livro

“O Voo da Anhuma” trata a problemática do Rio Tietê, desde seus momentos de glória,  até os dias atuais. A história é narrada por Gaia, na voz de duas crianças que, lendo o livro, conseguem imaginar toda a história. A passarinha Elise (da espécie das anhumas) volta ao local de origem da família (rio Tietê) e se assusta em ver as terríveis condições do local. Taperás, Garça, Planta Aquática e Gaia fazem com que ela mergulhe no passado e possa ver de perto como tudo aconteceu. “O Voo da Anhuma” é uma adaptação do espetáculo musical homônimo, resultado interdisciplinar das oficinas de teatro, dança, canto, violão, artes cênicas e cenografia do Ponto de Cultura – Espaço Cultural Barros Junior, que foi estrelado apenas por crianças e adolescentes, que fizeram dos palcos, em 10 diferentes sessões, locais de magia e encantamento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Livros e Músicas

    + Livros e Músicas

    Acompanhe

    + Vistos

    1. Universos das canetinhas - 540 visitas
    2. Malu no Mundo dos Brinquedos - 388 visitas
    3. Ilustrações para “conto ou não conto” - 315 visitas
    4. Livro “Malu no mundo dos brinquedos” é lançado em evento cultural - 305 visitas
    5. O Voo da Anhuma - 230 visitas